Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 77
O ensino da linguagem cartográfica nos anos iniciais : uma experiência com professores e alunos.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2019-10-01)
Este artigo trata da importância da linguagem cartográfica no ensino de geografia nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, bem como das concepções dos professores sobre conceitos e conteúdos cartográficos. São apresentados ...
Territorios epistémicos y práctica docente en población con necesidades educativas especiales.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2020-06-15)
El artículo presenta resultados de un proceso investigativo adelantado en la Maestría en Educación, en el énfasis de Ciencias Sociales, Política, Ética y Educación, de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas ...
Cartografia escolar e inclusiva : repensar e reinventar práticas na educação básica e no ensino superior.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2018-09-20)
Esse artigo tem como objetivo principal apresentar e discutir experiências com a Cartografia Escolar e Inclusiva na educação básica e na formação docente no ensino superior. Para isso optamos por dividir o nosso texto em ...
Ensinar geografia por conceitos na formação de professores.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2017-10-31)
O texto discute as potencialidades de se ensinar Geografia por conceitos na formação inicial de professores, bem como as dificuldades enfrentadas pelos discentes no desenvolvimento das atividades de ensino, tendo como ...
Mapas mentais e formação inicial de professores de geografia : possibilidades do raciocínio pedagógico geográfico.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2018-04-30)
O presente artigo é resultado de ações e reflexões de minicurso realizado na VII Semana de Geografia da UFCG-Cajazeiras. Na ocasião, propomos articular o raciocínio pedagógico em Geografia ao processo didático com os mapas ...
Proposta metodológica para a compreensão do lugar a partir do estudo do mapa.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2018-04-30)
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização de mapas municipais para a construção do raciocínio geográfico a partir do estudo do lugar. Com base nisso, nesta pesquisa foram utilizados os seguintes ...
La superación de los límites para una educación geográfica significativa : un estudio sobre la ciudad y en la ciudad.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2011-02-26)
El presente artículo analiza las acciones didácticas y la participación de los profesores de geografía en vista de resultados de investigaciones que tuvieron el objetivo de focalizar discusiones en las prácticas docentes ...
A prática como componente curricular nos cursos de formação de professores: articulação da teoria com a prática.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2019-10-01)
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de projetos integradores realizados pelos alunos de graduação de Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). O Projeto Integrador (PI) ...
¿Quién responde por la formación de los docentes como sujetos de derechos en las facultades de educación?
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2015-04-20)
Este artículo de reflexión, derivado de un proceso de investigación sobre las representaciones sociales sobre Derechos Humanos en un grupo de estudiantes, indaga por el proceso de conocimiento y vivencia que tienen los ...
Creencias sobre los roles del profesor y del estudiante que poseen futuros docentes de inglés en dos universidades chilenas.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2017-01-01)
Este artículo se deriva de una investigación que tuvo como propósito identificar las creencias sobre los roles del profesor y del estudiante que poseían 24 futuros docentes, los cuales eran parte del programa de formación ...